Na maioria dos meus posts em redes sociais, me pedem incansavelmente fotos de antes e depois dos meus pacientes. Vivemos em uma realidade onde os pacientes pesquisam absolutamente TUDO na internet.
Dessa forma as mídias sociais são uma grande fonte de informação e é através delas que as pessoas conhecem procedimentos que resolvem problemas que muitas vezes elas nem sabiam que teriam solução.
Seja pelo Instagram ou pelo Facebook, é muito comum o paciente se identificar com a situação de algum paciente e observar o que foi feito naquele caso especificamente.
Essas publicações INFORMAM e mostram as POSSIBILIDADES da Medicina. O grande problema é que o Código de Ética Médica , que foi escrito quando não existiam esses meios de comunicação nos engessam e nos impossibilitam de mostrar esses trabalhos, pois entende que estamos ‘prometendo’ resultado, o que é impossível em nossa área dada as particularidades de cada caso.
Ao meu ver, uma foto com antes e depois pode até mostrar as limitações de algum tratamento, não somente as vantagens. Mas infelizmente não posso mostrar apesar dos muitos pedidos nos meus posts. Muitas pessoas pensam que é má vontade ou que não mostro porque não tenho estas Fotos. Não mostro simplesmente porque realmente não posso. Infelizmente tenho colegas médicos que não respeitam a ética e acabam publicando, mas saibam que eles é que estão errados de acordo com o CFM, Conselho Federal de Medicina.
Espero ter esclarecido!!!! 😉